• Désirée Sessegolo

Um vitral essencialmente brasileiro

Atualizado: Mai 22

Os primeiros vitrais surgiram no Oriente Média por volta do Século 6. Na Idade Média, com os Bizantinos, ganharam cores e passaram a decorar igrejas na Europa. No final do Século 19, com o Movimento Art Noveau, começaram a ser difundidos na arquitetura não religiosa com aplicação em cafés, teatros, estações, mercados e residências. Hoje os vitrais ganharam amplo espaço na arquitetura.


No Brasil, devido a escassez de materiais adequados, os insumos são importados, gerando reflexos no valor das peças, que acabam restritas ao mercado de luxo.


Nova linguagem para um Vitral Brasileiro


Em busca de soluções surgiu em Curitiba uma proposta que associa Cobogó e Vidro Celular, como opção essencialmente brasileira na Arte Vetrária.

Peças desenvolvidas com esta técnica foram exibidas no Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões em 2018, na mostra Desvazio - Interferências em Cobogós.


Cobogós são elementos vazados produzidos em cerâmica ou concreto, criados nos anos 20 em Pernambuco. Amplamente utilizados na arquitetura modernista brasileira, seguem em alta até hoje.


Vidro Celular é uma técnica de produção de vidro que permite criar texturas vazadas e multicoloridas, recortadas por contornos orgânicos.


A utilização de Cobogós na estruturação de painéis vitrais com Vidro Celular, estabelece uma opção inovadora e acessível, possibilitando composições abstratas com ampla aplicabilidade na arquitetura.


#vitral #vitralbrasileiro #vidrocelular #vitralcontemporaneo #arteemvidro #designbrasileiro #designautoral #arquitetura #arquiteturabrasileira #desireesessegolo #vidrocelular






  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

Loja de Joias Autorais de Désirée Sessegolo.

41 99963-2784

Visite o site da artista: www.glassstudio.com.br e conheça o portfólio completo.

Projeto Marketing Ltda.

Rua Hermógenes de Oliveira 90 B, Curitiba, Paraná, 81510-450 - CNPJ 104504180001-54

Os pedidos serão encaminhados após a aprovação do pagamento e entregues dentro dos prazos previstos pelos Correios.